terça-feira, 16 de outubro de 2007

Imagens da cultura de Mato Grosso, Cerrado, Pantanal e Amazônia.














































Hístoria da Região Centro-Oeste do Brasil

A Região Centro-Oeste do Brasil foi primeiramente habitada por indígenas, assim como todo o resto do Brasil. Passado algum tempo, chegaram os Bandeirantes atrás de ouro, que levaram mais população e construíram as primeiras vilas da região, sendo elas Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, hoje a cidade de Cuiabá capital do Mato Grosso e Vila Boa, atual cidade de Goiás, no estado de mesmo nome. Ainda hoje a região é uma das menos habitadas do Brasil, porém esta cresceu um pouco quando a capital federal foi transferida para Brasília, no ano de 1960, em obra realizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek e arquitetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Ao redor das minas de ouro, surgiram arraiais que viriam a se tornar cidades importantes. A descoberta de diamante na região originou o surgimento de mais vilas. Fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais também viriam a se transferir para a região, fazendo criações de gado em suas novas fazendas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mato Grosso


Hidrografia


Mapa Rodoviario


Mapa de Paranatinga


Mapa de Parecis


Mapa de Sinop


Mapa de Arinos


Mapa de Aripuanã


Mapa de Colider


Mapa de Alto Teles Pires


Mapa de Alta Floresta


As belezas de Mato Grosso





























Hidrografia




Hidrografia

A rede fluvial de Mato Grosso pertence a dois sistemas hidrográficos: A bacia do rio Amazonas e a do rio Paraguai. Os principais rios da bacia do rio Amazonas são o Araguaia e seu afluente o rio das Mortes, o Xingu, o Juruena, o Manuel Teles Pires e o Roosevelt.
O rio Paraguai nasce ao norte de Cuiabá, na chamada Amazônia mato-grossense. Seu principal rio afluente em território mato-grossense é o Cuiabá, no sul do Estado.

Imagem da vegetação




Tipos de vegetação


Distribuição da vegetação brasileira


Vegetação

A maior parte da superfície estadual é coberta pela floresta equatorial, com árvores muito altas e copadas, como a andiroba, o angelim, o pau-roxo e a seringueira. É um verdadeiro prolongamento da Floresta Amazônica em Mato Grosso. Ao sul de Cuiabá, domina o cerrado, vegetação formada por árvores de até 10m de altura, espalhadas entre numerosos e variados arbustos. No Pantanal, há diversos tipos de vegetação, que variam de acordo com o terreno. Predomina, porém, a cobertura de gramínea, excelente pastagem para o gado. Entre as vertentes dos rios:rio Xingu e Rio Tapajós. No norte do Estado, a vegetação também não é uniforme, passando da mata seca e da floresta, mais densa às margens dos rios, ao campo, verdadeiro tapete erva herbáceo, praticamente desprovido de arbustos.

Imagens do cerrado







Cerrado

É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas:
  • Inverno seco e Verão chuvoso.

Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade.

Crescimento populacional de Mato Grosso de (1872 a 2005)

Ano Habitantes
1872 60.417
1890 92.827
1900 118.025
1920 246.612
1940 432.265
1950 522.044
1960 889.539
1970 1.597.090
1980 1.1338.691
1991 2.020.581
2000 2.504.353
2005 2.803.274

Ecologia

São as seguintes unidades de conservação a nivel federal localizadas em Mato Grosso:
  • Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense
  • Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
  • Estação Ecológica de Taiamã
  • Estação Ecológica da Serra das Araras
  • Área de Preservaçao Ambiental Meandros do Araguaia

Relevo


Relevo

O relevo mato-grossense, de altitudes modestas, apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Esse relevo é composto de três unidades distintas:
  • O Planalto Mato-Grossense, que serve de divisor de águas entre os rios que correm para o Paraguai e os rios da bacia do rio Amazonas.
  • O planalto arenítico-basáltico, localizado no sul do estado, simples parcela do Planalto Meridional.
  • Uma pequena parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental. Ao sul do Planalto Brasileiro, situa-se o divisor de águas entre as bacias dos rios Paraguai e Amazonas. A maior parte é drenada pelo rios da bacia do rio Amazonas.

As serras mais importantes são:

  • Serra dos Parecis
  • Serra Formosa
  • Serra do Norte
  • Serra dos Caiabis
  • Serra dos Apiacás, no norte
  • Serra do Roncador, no leste

A nordeste do Planalto Mato-Grossense, localizam-se duas grandes depressões, separadas pela Serra do Roncador:

  • Depressão do Alto Xingu
  • Depressão do Médio Araguaia

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Clima: tropical

Rios: Xingu, Paraguai, Cuiabá




Mato Grosso

Área: 903.386,1 km
Relevo: planalto e chapada no centro, planície com pântanos a oeste e depressões e planalto residuais a norte.
Ponto mais elevado: serra Manto Cristo (1,118 m).
Rios principais: Juruema, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, Cuiabá, São Lourenço das Mortes.
Vegetação: cerrado na metade leste, floresta Amazônica a noroeste, pantanal a oeste.
Clima: tropical
Municípios mais populosos: Cuiabá (483.346), Várzea Grande (215.298), Rondonópolis (150.227), Cáceres (85.857), Sinop (74.831), Tangará da Serra (58.840), Barra do Garças (52.092), Alta Floresta (46.982), Pontes e Lacerda (43.012), Primavera do Leste (39.857) isso ainda em (2000).
Hora local: -1h
Gentílico: moto-grossense

Mapa do estado de Mato Grosso


Economia

Durante o período colonial do Brasil, a capitania de São Paulo (atualmente Mato Grosso) todo o comércio era o manopólio da capitania para a Metrópole, Portugal.
Os principais sistemas produtivos era:
  • Mineração
  • Cana-de-açúcar
  • Erva-mate
  • Poaia
  • Borracha
  • Pecuária

A mineração foi o principal motivo do sustento dos habitantes na região durante as expedições Bandeirantes. A pecuária e a agricultura foram os principais sistemas comerciais de Mato Grosso do Século XX e Século XXI. Devido o crescimento econômico com as exportações, Mato Grosso é um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil. Alem disso Mato Grosso é um dos maiores estados em relação á minerios.